top of page
Últimos posts:
Procure por Tag:
Quer saber mais?
Buscar

Resenha Livro: Se Eu Ficar | e | Para Onde Ela Foi

  • blogthingsinlife
  • 14 de jul. de 2016
  • 8 min de leitura

No meu primeiro post do blog (que foi a menos de 15 dias) eu falei sobre o filme - Se eu ficar -, e fiquei de trazer a resenha do segundo livro – Para onde ela foi – bom, logo que assisti ao filme comprei o livro e comecei a ler, porém como não havia lido o primeiro livro, parei a leitura, comprei o primeiro livro, li, e aí comecei a ler o segundo.

Se eu ficar, Para onde ela foi

Então como li os dois livros, hoje tem resenha dupla, e gente, eu não sei bem se vou saber fazer a resenha, rss, eu não consigo simplificar as coisas, não sou nada objetiva, a ultima que fiz acho que quem leu, nem leu o livro depois pois eu falei tudo (sorry) rss, mas quem gosta de ler, sabe que os detalhes e as emoções eu não vou conseguir transmitir aqui, então sempre é muito valido a leitura.

E esses dois livros são SENSACIONAIS!! Quem ainda não leu, sinta-se obrigado a ler, ok?


SE EU FICAR - Gayle Forman

O primeiro livro é narrado pela Mia, ela tem 17 anos, é uma menina meiga, inteligente, e violoncelista prodígio, uma musicista clássica. Mora com os pais que são roqueiros e muito fofos! O pai tocava em uma banda quando Mia era pequena, mas depois largou tudo para cuidar da família, e seu irmão Teddy, que tem 8 anos e tem uma relação muito linda com a Mia. A família toda a muito unida, por mais que ela se sinta um pouco deslocada por gostar de música clássica, seus pais sempre foram seus maiores incentivadores.


Ela tem um namorado, o Adam, que também é roqueiro, e tem uma banda que no começo do livro ele já está abrindo shows importantes, e os dois estão a um tempo sem se ver, pois ele está com a agenda de shows lotada. E claro sua doce, e inseparável melhor amiga, Kim, as duas tem uma relação muito linda, elas tem o mesmo estilo, mesmo gosto e sempre estão se apoiando.


Mas além da família e amigos, o foco aqui é o Adam, ele chegou na vida da Mia e a virou de pernas pro ar, foi aquele amor colegial arrebatador, os dois são loucos um pelo outro, e isso a gente sente em todos os momentos em que é abordado a relação entre eles.


Em poucas páginas, em um café da manhã em família, você já vai se encontrar apaixonado pelo Mia e por sua família, em um dia de muita neve, em que as aulas estão suspensas, o que faz com que seu pai (que é professor) Mia e seu irmão Teddy não tenham aula, com isso sua mãe que trabalha em uma agência pega o telefone e diz que não irá trabalhar. Assim com família de folga, resolvem fazer um passeio. Um passeio que mudará a vida dessa linda família para sempre.


O carro em que a família estava sofre um acidente com um caminhão, após o impacto, Mia acorda em uma vala e saí andando a procura de sua família, ela encontra seu pai, que está desacordado no chão, e sua mãe que aparentemente como ela descreve, parece um zumbi, aí ela saí à procura de Teddy, quando vê alguém em uma vala próximo da onde estava ela se aproxima na tentativa de puxar, achando que é o Teddy, mas quando vê, é ela! No começo ela acha que é um sonho, mas não! Ela está lá como um fantasma vagando para tosos os lados, ninguém a vê, mas ela vê a todos.


Após isso, os capítulos a seguir, mostram o presente e o passado, nos capítulos do passado ela vai contato como conheceu Adam, esse romance tão puro e forte, como e quando começou a tocar, os momentos que passou com a família e sua amiga Kim.


Quando volta aos capítulos do presente, Mia está lá, acompanhando os médicos tentarem salvar sua vida, ouve os enfermeiros falarem que seu irmão está vivo, o que ela considera um alívio, pois não gostaria de ver seu irmão como ela e seus pais que estão com sangue por toda parte, todos muito machucados. Mas nas páginas, descobrimos que seus pais morreram e que seu irmãozinho Teddy, também não resiste. A partir daí ela pode ouvir e ver a todos, acompanhada todos aflitos na sala de espera, a chegada tão esperada de Adam no hospital, e como pode ver e ouvir tudo ouve o que uma enfermeira diz, que quem decide se morre ou vive, é ela!


É uma decisão muito dura, ficar e viver com dor, e sozinha, sem sua família, ou viver e tentar recomeçar? Mas ela não sabe o que fazer, e procure que seu amigos, família e Adam a ajude nessa decisão.

"Esforço-me para erguer a cabeça e abrir os olhos. Deus do céu, mesmo neste estado, ele continua lindo. Seus olhos estão fundos de cansaço. A barba cresceu um pouco, o bastante para me arranhar caso nos beijássemos. Adam está vestindo o seu típico uniforme da banda, uma camiseta, calça jeans justa, tênis All Star e um cachecol xadrez de vovô nos ombros."

PARA ONDE ELA FOI - Gayle Forman

Esse segundo livro é diferente do primeiro sua narração agora é dada pelo Adam, e começa depois de três anos, com ele separado de Mia, (é gente, Mia não morreu e não considero um spoiler do primeiro livro, pois é quase nítido que ela fica né?, além do mais você precisa ler para saber o porque ela ficou) em turnês, sendo um grande astro do Rock, o típico famoso antipático, sem esperança, sem perspectiva para o futuro, e sem paixão alguma pela vida, pelo próximo e até mesmo pela música, muito diferente do Adam de antes, não gosta de dar entrevistas e briga com todos, tem uma namorada famosa, possui problemas de ansiedade, toma muito remédio e fuma cigarro. O seu sucesso com a banda, se deu as musicas que ele fez quando Mia deixou ele para trás, ele ficou muito mal, voltou para a casa dos pais, começou a trabalhar num empreguinho com uma sala sem janela e ficava o dia todo num computador digitando números, ficou nessa durante 1 ano, até que um dia, Kim, a amiga de Mia, foi visita-lo e ele ficou muito irritado com a visita dela, pois ela não queria falar em Mia, ou porque Mia o deixou para trás, na realidade a raiva maior dele, era de que todos falavam ainda com Mia, menos ele, e com isso ele começou a escrever, e escrever sobre seus sentimentos e quando apresentou as musicas aos seus amigos da Banda, ele adoraram.


Já no início do livro ele concede uma entrevista, no dia seguinte iria seguir a Londres para iniciar uma turnê, e a repórter começou a perguntar sobre Mia, só para vocês entenderem, desde que ficou famoso, ele nunca mais viu Mia, nunca ninguém soube dela, então a imprensa não sabia da existência dela, até porque se soubessem seria um caos, e ele não gostava de tocar no assunto, então ele não entendeu o porquê e de onde aquela repórter conseguiu tirar aquelas informações. Ao final da entrevista, com seus ânimos a flor da pele, ele novamente perde o controle com a repórter e seu empresário, sabendo da história de Mia, aconselhou que ele tirasse 24 horas de folga, mudou o voo dele para Londres e disse a ele para relaxar.


Nesse mesmo dia, Adam saiu por Nova York para dar uma voltar, colocou um óculos escuro, e um boné para não ser reconhecido, e passando por um espaço de concertos, viu a foto de Mia em frente ao local, informando que teria concerto dela, então ele acaba comprando um ingresso para ver o espetáculo.


Mia, como Adam, é uma talentosa violoncelista, o violoncelo a ajudou em sua recuperação, pois logo que acordou e soube da morte de sua família, o violoncelo foi o único que conseguiu a reerguer durante sua recuperação. Logo depois que recebeu alta dos médicos, Mia vai estudar em Julliard, e se torna uma artista famosa também, mas dentro do seu segmento, o clássico, então a fama dela não se comparava ao de Adam, que era astro de Rock, pois ele mal conseguia andar na rua.


Logo após o concerto Mia o chamou para ir ao seu camarim, esse momento é muito emocionante, você não imagina o que vai acontecer, mas que nesse momento ela vai falar para ele o porquê o deixou para trás, e ele vai perguntar a ela, o que ele fez. Mas não, os dois se trocam poucas palavras, e muito nervosismo. Adam sai do camarim, mas na rua Mia vai atrás dele, e o chama para comer alguma coisa.


Depois daí Adam começa a esclarecer para os leitores, como no livro anterior com capítulos entre passado e presente, o porquê não era mais amigo dos seus amigos da Banda, como ele ficou quando Mia se foi, como ele conheceu sua namorada, e na volta do dialogo dele com Mia, os dois ficam conversando como se nada fosse, falando sobre o local onde estão, sobre suas vidas, mas não tocam no assunto do termino, o que faz você devorar o livro para querer saber o que aconteceu. São vários capítulos divididos em presente e passado, e nada!


Nessa noite com Mia, a gente consegue sentir o nervosismo de ambos porem estarem perto um do outro, sente que Mia carrega a família dela muito forte em tudo que faz, mas de uma maneira muito singela e delicada, como ela, e também ela sempre está se preocupado com o que Adam vai achar dos lugares, por serem simples, da comida, e o coloca em um pedestal toda hora. Já ele ainda possui seu instinto protetor e amável com ela, ele toma muito cuidado para não respondê-la de forma seca, ou revoltado, faz pequenas coisas que demostram seus cuidados com ela, e a importância que ela ainda tem para ele... e aí a cada capitulo você pensa, “agora ele vão falar sobre o termino” e nunca chega.. isso acontece no final do livro, de uma maneira que para mim foi maravilhosa, o fato de Mia ter afastado Adam é muito compreensível, ainda mais para uma garota da idade dela, perdendo toda sua família. O que achei melhor ainda nesse livro, pois teve um final, final mesmo! Pois depois que ela esclarece a ele o porque do afastamento, simplesmente não acaba o livro, Gayle fala o que acontece depois, depois daquele dia intenso que passaram juntos.


"Meu primeiro impulso não é agarrá-la, beijá-la ou gritar com ela. Só quero tocar seu rosto, ainda corado pela performance de hoje. Quero diminuir o espaço que nos separa, medido em passos — não em quilômetros, não em continentes, não em anos —, e colocar meus dedos calejados no seu rosto."


Obviamente que eu amei os dois livros, senão não estaria indicando aqui, eu já ouvi muitos comentários de pessoas achando o primeiro muito dramático - o que achei na medida - e o segundo considerando enrolão - o que também não concordo, pois como no primeiro livro, a história se passa em um dia, e eles vão lembrando do passado, para muito esclarecer o presente-. Acho os livros incríveis, queria MUUUUITO o segundo filme, apesar de saber com quase toda certeza desse mundo que não vai ter... Mas acho que todos que gostem de um bom romance e drama, precisam fazer essa leitura! Eu ainda estou apaixonada pela história, é uma leitura muito fácil e rápida... E depois quando vai assistir ao primeiro filme, você se apaixona mais ainda!


Espero que curtam a indicação, e quem ainda não leu... já sabe né?


XOXO





 
 
 

Comments


© 2016 por Things in Life - TiL. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page