Lizzie Borden - Vai te surpreender!
- a louca dos filmes
- 29 de jun. de 2016
- 4 min de leitura
Saindo um pouco do segmento coisas fofas, romance e etc (o qual é meu gênero favorito) trago aqui um filme e série que me surpreendeu.
A história de Lizzie Borden é um super drama! Para quem olha para esse machado e acha que é terror, garanto que não é não! até porque eu não gosto de terror, na verdade gosto da sensação do medo dos desses filmes, mas faz anos que não assisto um. O ultimo que assisti fiquei quase um ano sem conseguir dormir sozinha. Rss
Mas enfim, primeiro assisti o filme “A arma de Lizzie Borden” – já me interesse de cara por ser baseado em fatos reais, e eu adoro isso...o filme conta a história escandalosa e o mistério que envolve Lizzie Borden, julgada em 1892 por matar seu pai e sua madrasta com um machado. No filme ela é inocentada, mas no finalzinho ela faz uma declaração a irmã Emma Borden que deixa todos de queixo caído, ou aquele “eu já sabia” que foi meu caso.

Trailer - A arma de Lizie Borden (Sorry mas não encontrei com legenda).
Só o filme eu já tinha gostado, aí um belo dia descobri que tinha a série e pirei.
A série “The Lizzie Borden Chronicles” não é beem continuação do filme, pois com a declaração de Lizzie a sua irmã Emma no finalzinho, a séria começa mostrando como as duas irmãs foram julgadas por todos os moradores da pequena cidade de Fall River / Massachusetts, e Emma tentando descobrir a verdade sobre o assassino de seu pai e madrasta.
A Serie mostra mais seu lado “assassina” no qual comente vários assassinatos, mas todos para seu beneficio próprio, e alguns por impulso de uma serial killer. A temporada, tem apenas 6 episódios, em cada episódio ela enfrenta chefões do crime, detetives e outros inimigos. A série não foi renovada, se fosse eu até assistiria, mas com o final que teve já acho que tem que parar por aí mesmo, se continuasse acho que teriam que fugir um pouco da história, e talvez perdesse a graça.

Bom, preciso deixar registrado também a atuação da linda Christina Ricci que para variar é sensacional, eu já a amo a muito anos, desde os tempos de A Família Addams (1991 e 1993) e Gasparzinho (1995), depois veio outros favoritos como A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999) e o último dela que fui apaixonada foi Penelope (2007). Ela fez vários outros filmes, mas esses são meus favoritos.
Voltando a história de Lizzie, como já havia comentando, eu quando gosto de algo saio pesquisando, e por ser um fato real fui me inteirar mais sobre o assunto e hoje quero dividir com vocês.
Tanto no filme quanto na série, Lizzie é absolvida quando levada a julgamento, e mais ninguém foi condenado.
As matanças, o julgamento e o impacto da cobertura dos jornais sobre Lizzie Borden se tornaram muito famosa naquela época, algo que não era comum, acreditasse que esse caso foi o primeiro a ser tão perseguido pela mídia da época, e o evento tem permanecido firme na cultura pop americana e na criminologia como um dos mais famosos incidentes da Era Victoriana. Disputas sobre a identidade do assassino continuam até hoje.
O caso de Borden foi memorizado numa popular rima de corda de popular que dizia o seguinte:
Lizzie Borden took an axe
and gave her mother forty whacks.
when she saw what she had done,
she gave her father forty-one.
A rima anônima foi feita por um escritor como uma tentadora e pequena melodia para vender jornais. Entretanto, a verdade é que sua madrasta não recebeu quarenta machadadas, mas sim dezoito ou dezenove enquanto que seu pai, onze. Mesmo absolvida dos crimes, Lizzie Borden foi condenada ao ostracismo por vizinhos.
Uma das teorias do verdadeiro assassino deixa muita coisa no ar, Andrew J. Borden, pai de Lizzie, tinha muitos inimigos, então poderia ser várias outras pessoas. Mas o foco foi para Lizzie pois como ela quem achou o corpo, e após o ocorrido queimou provas e mentiu em julgamento, fato esse que fez até sua irmã duvidar de sua inocência, ainda depois de tudo, ela deu uma grande festa logo após a morte de seu pai, e ainda com a morte ela se tornou uma mulher riquíssima.
Mais um motivos para duvidas quanto a inocência de Lizzie, era o fato de ela estar menstruando no momento dos crimes, e a policia descuidada ignorou que ela tinha muitas roupas com sangue no quarto. Na realidade acreditasse que a policia ignorou várias pistas e até hoje vai fica o grande mistério, quem foi o assassino de Andrew J. Borden e Abby Borden.
Mas da onde que surgiu a história do machado? Pois bem, durante a investigação da policia, um machado pesado foi encontrado no porão e presumido como a arma do crime. Embora estivesse limpo, a maior parte de sua alça estava perdida, e o processamento declarou que tinha sido cortada fora porque estava coberta de sangue. Contudo, o oficial de policia disse ter encontrado a ferramenta de cortar árvores perto de um cabo de machado, logo, a verdadeira arma do crime continua um mistério até os dias de hoje, apesar do machado ser a arma mais suspeita e mais popular.
A casa dos Borden, em Second Street, é hoje uma Bed and breakfast, um alojamento que oferece cama e café da manhã por tarifas convenientes, mas é aberta em certos dias para um tour. Quando a casa foi renovada por um dono anterior, há alguns anos, apenas uma machadinha foi encontrada. Ela foi dada à polícia, mas não evidenciou nada. Uma organização tem trabalhado para aproximar a casa de sua condição de 1892.
Então para quem for visitar Massachusetts, ou por curiosidade mesmo.. o Lizzie Borden Bed & Breakfast Museum, é aberto para visitações e se quiser dormir por lá, fique a vontade :)


"Maplecroft", a mansão que Lizzie Borden comprou com o dinheiro que herdou do pai depois de ser inocentada, localizada na então famosa French Street, é uma residência privada nos dias de hoje e ocasionalmente é aberta ao público.


Se você já viu o filme, espero que tenha gostado das curiosidades, se não viu e se interessou pela história, tenho certeza que vai gostar do filme e da série.
Ficou com alguma dúvida, quer dar alguma sugestão? Entre em contato comigo ;)
XOXO
Comments